Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra elege novo diretor

António Sousa Ribeiro sucede a Boaventura de Sousa Santos.

11 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

António Sousa Ribeiro acaba de ser eleito para o cargo de diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC). Coordenador da direção do CES desde 2013, é professor catedrático do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigador do CES praticamente desde a sua fundação, em 1978.

António Sousa Ribeiro sucede a Boaventura de Sousa Santos, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da UC, que desempenhou funções de diretor desde a criação do CES. O centro tem vindo a desenvolver trabalho na área das ciências sociais, artes e humanidades, acolhendo uma comunidade de cerca de 800 pessoas, entre investigadores, investigadores em pós-doutoramento, doutorandos, investigadores juniores e funcionários).

O CES/UC conta atualmente com um orçamento anual de aproximadamente seis milhões de euros e tem em curso 90 projetos de investigação financiados por entidades nacionais e internacionais. Em termos de produção anual, são produzidas mais de 650 publicações anuais e organizados mais de 400 eventos por ano, que movimentam mais de 17 mil pessoas, e contam-se 13 os programas de doutoramento ativos em que o CES é instituição científica parceira, com mais de 450 estudantes de doutoramento.

António Sousa Ribeiro exerceu diversos cargos na FLUC, tais como presidente do Conselho Científico (2000-2002) e diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (2009-2011), e no CES, onde foi diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais (1991-2008) e presidente do Conselho Científico (2003-2007). Atualmente é co-coordenador dos programas de doutoramento CES/UC em «Discursos: Cultura, História e Sociedade» e em «Pós-Colonialismos e Cidadania Global».

O novo diretor do CES/UC tem investigado e publicado sobre temas de literatura de expressão alemã, literatura comparada, teoria literária, estudos culturais e estudos pós-coloniais, estudos sobre o Modernismo e temas de violência, cultura e identidades. Tem-se igualmente dedicado à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído em 2017 o Grande Prémio de Tradução Literária APT/SPA.

CES/UC