Cerimónia de entrega do Prémio de Mérito BPI / Fundação “la Caixa” aos melhores alunos do programa “Acertar o Rumo”

28 outubro, 2020≈ 5 mins de leitura

© DR

Miguel Almeida e Tiago Correia são os vencedores – respetivamente – da 5.ª e 6.ª edição do Programa “Acertar o Rumo”. A cerimónia de entrega do Prémio de Mérito BPI / Fundação “la Caixa”, que distingue os melhores alunos deste programa de requalificação profissional promovido pela Universidade de Coimbra (UC), realiza-se amanhã (quinta-feira, 29), pelas 16h00, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

O programa “Acertar o Rumo” tem como objetivo qualificar em Tecnologias de Informação adultos com formação superior e com condições de trabalho precárias, valorizando a diversidade dos seus backgrounds e potenciando a sua empregabilidade sustentável. O programa formativo inclui uma fase letiva (no Departamento de Engenharia Informática da UC) e um estágio remunerado – que tem tido uma taxa de empregabilidade próxima dos 100% – numa das empresas parceiras.

Miguel Almeida, de 38 anos, licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Lisboa e atualmente na Critical Software, foi o melhor aluno da 5.ª edição do “Acertar o Rumo” (2017-2019). Tiago Correia, de 42 anos, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e atualmente na Void Software, foi o melhor formando da 6.ª edição do programa (2018-2020).

Destaque-se que, para a 7.ª edição, já a decorrer, a Fundação “la Caixa” aprovou um novo modelo de apoio que passará a beneficiar não um, mas os 13 alunos com melhor desempenho – o que representa um investimento total de 9975 euros. O melhor aluno da fase letiva receberá o Prémio de Mérito (2850 euros – 100% da propina), ao 2.º e 3.º será atribuído o Prémio de Excelência (1425 euros – 50% da propina) e aos 10 melhores alunos seguintes será entregue um Incentivo ao Desempenho (427,50€ 15% da propina).

Além dos discursos dos dois vencedores, a cerimónia de entrega do Prémio de Mérito BPI / Fundação “la Caixa” (no valor de 2850 euros, montante da propina do curso) vai contar com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do Presidente honorário do BPI e Curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, e do Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC João Gabriel Silva, em representação da Coordenação do programa “Acertar o Rumo”.

No contexto da pandemia de Covid-19 (que levou a que se juntasse a entrega dos prémios das duas edições do programa), o evento terá presenças limitadas, mas será transmitido em direto para toda a comunidade em www.uc.pt/emdireto.

Sobre o Programa “Acertar o Rumo”
O Programa “Acertar o Rumo” é uma iniciativa conjunta da Universidade de Coimbra, Critical Software e Banco BPI, que visa responder ao facto de o mercado de trabalho nem sempre corresponder às expectativas profissionais dos diplomados do ensino superior, oferecendo aos que se deparam com essa dificuldade a possibilidade de mudarem para a área da informática. Focado nas necessidades empresariais, o programa é destinado a licenciados em qualquer área que revelem, em testes psicotécnicos, as competências adequadas à área das Tecnologias de Informação.
O Acertar o Rumo aproveita a capacidade de resolver problemas complexos que todos os diplomados adquirem, acrescentando-lhe, num ano letivo muito intensivo, as competências técnicas básicas da área das Tecnologias de Informação. Segue-se um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das empresas parceiras do projeto, a que têm acesso todos os alunos com sucesso na fase letiva que mostrem à empresa que oferece o estágio disporem das competências necessárias.
Adultos com formação superior e com condições de trabalho precárias podem por esta via atingir uma empregabilidade estável, como mostram os mais de 120 alunos que já terminaram o curso com sucesso, dos quais cerca de 95% têm a sua carreira profissional na área das Tecnologias de Informação.
O Programa responde também à necessidade de profissionais com competências na área das Tecnologias de Informação, que tem tido enorme crescimento a nível mundial, setor onde Portugal tem uma presença importante, contribuindo assim para o reforço dessa presença.
Este programa pioneiro em Portugal foi lançado em 2013, tendo entretanto surgido outros programas similares por iniciativa de outras instituições de Ensino Superior.
Mais informações podem ser obtidas em https://www.acertarorumo.pt/ e através do endereço <info@acertarorumo.pt>

Rui Marques Simões