Cerimónias de investidura do Reitor e de comemoração do Dia da Universidade de Coimbra

27 fevereiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Na próxima sexta-feira, 1 de março, realizam-se as cerimónias de investidura do novo Reitor e da comemoração do Dia da Universidade de Coimbra.

Amílcar Falcão, eleito Reitor pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), a 11 de fevereiro, vai ser investido no cargo em cerimónia a decorrer, a partir das 10h30, na Sala dos Capelos. A posse é conferida pelo Professor Decano da UC, Aníbal Traça de Almeida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). Após a cerimónia de investidura do Reitor, decorre a tomada de posse da sua equipa reitoral, na Sala do Senado.

Amílcar Falcão, Doutor em Farmácia pela Universidade de Coimbra, foi Vice-Reitor nos últimos dois mandatos reitorais (2011-2015 e 2015-2019) e Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar desde 2013. O Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da UC venceu a eleição para o mandato 2019-2023 com um programa de ação tendo como mote “Citius, Altius, Fortius” (inspirado no lema olímpico “mais rápido, mais alto, mais forte”).

A 1 de março assinala-se também o Dia da Universidade de Coimbra, que completa 729 anos. A cerimónia de aniversário, com início às 16h00, igualmente na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos), será palco da entrega do Prémio Universidade de Coimbra 2019 (no valor de 25 mil euros) a Gonçalo Quadros co-fundador e diretor executivo (CEO) da Critical Software.

Do programa fazem parte os seguintes momentos:

– Intervenção do presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, João Caraça

– Apresentação do vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2019, pela diretora do Instituto Pedro Nunes, Teresa Mendes

– Intervenção do vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2019, Gonçalo Quadros: “As empresas e o futuro”

– Intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão

– Entrega das cartas doutorais aos novos Doutores

– Homenagem aos novos jubilados e aposentados

Ambas as sessões vão ser transmitidas em direto em uc.pt.