O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) é uma das estruturas que integra o consórcio internacional premiado com um financiamento sobre “Direitos, Igualdade e Cidadania”, atribuída pela Comissão Europeia. O PRODEMO, projeto em questão, visa contribuir para o aumento da consciencialização sobre direitos eleitorais da União Europeia (UE) e promover a participação democrática dos cidadãos comunitários migrantes na UE.

Com um financiamento global de €300,000, ao longo de dois anos, o consórcio, que é composto pela Universidade de Roma ‘La Sapienza’, PROGEU-Progress na União Europeia, Programma Integra Società Cooperativa Globale, The Democratic Society e CES, irá avaliar e comparar as tendências atuais da consciência política e cívica dos cidadãos da UE que vivam no estrangeiro.

O PRODEMO irá concentrar-se, sobretudo, na análise das causas e consequências da (geralmente) baixa consciencialização dos cidadãos comunitários migrantes na UE sobre os seus direitos eleitorais. Para o efeito, irá abordar vários aspetos fundamentais relacionados com envolvimento cívico e direitos democráticos na UE. Estes incluem, em primeiro lugar, os desafios enfrentados pelos cidadãos da UE que decidem participar em eleições (por exemplo, barreiras linguísticas); em segundo lugar, os fatores sociais e culturais que promovem o sentimento de desapego dos cidadãos que vivem no estrangeiro; e em terceiro lugar, a evolução do conceito de confiança no decorrer das últimas décadas e o seu impacto nas relações cidadãos-instituições.

O PRODEMO conta com um ambicioso programa de ações – incluindo informações fornecidas a 30.000 cidadãos comunitários migrantes na UE sobre o seu direito de participar em eleições locais e comunitárias; a implementação de um programa de partilha de competências para um grupo selecionado de líderes comunitários e organizações sem fins lucrativos dedicadas à integração de estrangeiros e à promoção da participação política; o desenvolvimento de um aplicativo móvel dedicado à partilha de informações e à construção de comunidades entre os cidadãos da UE.

A equipa de investigadores do CES, composta por Giovanni Allegretti e Gianluca Sgueo, irá participar em atividades de investigação (por exemplo, análise documental), de extensão (incluindo a organização de oficinas e campanhas de consciencialização) e de avaliação, com uma especial atenção dedicada à participação nas eleições municipais de Roma em 2021.

 

CES

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »