Ciclo “Cultura, Ciência e Culto” dá a conhecer o Colégio de Jesus

O ciclo estende-se até junho e vai contar com exposições e várias palestras.

18 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

De 26 de janeiro a 15 de junho vai realizar-se o ciclo de eventos “Cultura, Ciência e Culto”. A iniciativa pretende dar a conhecer a história do Colégio de Jesus, através de livros e documentos, do conhecimento dos edifícios, das obras de arte e dos testemunhos da ciência que se ali se ensinou e que chegaram aos dias de hoje.

O ciclo inicia-se com uma exposição documental no Arquivo da Universidade de Coimbra já no dia 26. A exposição vai ser composta por documentos que ilustram o percurso de vida do Colégio e dos que o habitaram, como estudantes, professores e reitores. Recorde-se que o Arquivo da Universidade de Coimbra possui uma parte do cartório do Colégio de Jesus de Coimbra, nomeadamente a documentação que foi incorporada na sequência da provisão régia de 4 de Julho de 1774, pela qual foi feita a doação à UC dos bens da Companhia de Jesus, extinta em 1759.

No dia 27 pelas 16 horas o Anfiteatro do Laboratório Chímico acolhe a primeira das várias palestras que fazem parte do ciclo. “Os Colégios de Jesus e das Artes – como eram para ser, como foram, como são” vai estar a cargo de Rui Lobo do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sessão pretende ser uma oportunidade para conhecer melhor a arquitetura jesuítica.

O ciclo “Cultura, Ciência e Culto” é organizado em conjunto pelo Museu da Ciência da UC, Arquivo da UC e Biblioteca Geral da UC.

Todos os eventos do ciclo têm entrada livre.

Mais informações no site do Museu da Ciência, aqui.