Ciclo de conferências “Clavis Bibliothecarum: Novas Chaves de Investigação” na Biblioteca Geral da UC

27 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, pelas 14h30m, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), tem início o ciclo de conferências “Clavis Bibliothecarum: Novas Chaves de Investigação”.

São convidados desta primeira edição, que conta com a participação do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, os historiadores Henrique Leitão, Luana Giurgevich, Sandra Costa Saldanha, Maria de Lurdes Craveiro e João Rui Pita (programa em anexo).

Dando continuidade aos objetivos do livro Clavis Bibliothecarum, este ciclo de conferências pretende servir «como uma chave que abre para novos horizontes de investigação, para um renovado exame de temas e para o estabelecimento de ligações inexploradas. Tomando como ponto de partida os resultados, as informações e os documentos contidos na obra, especialistas de diferentes áreas debatem e dão a conhecer as novas pistas que agora se abrem aos investigadores», explicam os promotores da iniciativa.

Clavis Bibliothecarum – a chave das bibliotecas – pretende ser uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.

Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, Clavis Bibliothecarum constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.

Partilhe