Ciência com consciência

Duarte Nuno Vieira tomou posse para mais um mandato como diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

09 novembro, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Nuno Batista

“Ciência sem consciência não passa de ruína da alma” é a frase do escritor, poeta e médico, François Rabelais escolhida por Duarte Nuno Vieira para representar o novo mandato como diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). O diretor explica que essa frase tem “um significado profundo, pois termos ciência mas não termos consciência das implicações que as ciências tem, até mesmo para a melhoria social, é acabarmos por não perceber o que é a própria ciência”. Duarte Nuno Vieira acrescenta que as universidades “tem que ser uma fonte profunda de consciência e criar nos seus alunos esse tipo de reflexão e pensamento”.

O diretor fez um balanço positivo do mandato anterior, e destaca que as pessoas são a maior riqueza da FMUC . Porém assume que” dois anos é um prazo muito curto para realizar projetos mais elaborados e de maior impacto”.

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra (UC) e responsável por conferir a posse do novo mandat0, realçou que a saúde “é umas das áreas absolutamente centrais para a UC” e que “tem consciência de que o sucesso da FMUC é o sucesso da Universidade e da própria cidade”.

Karine Paniza
Partilhe