Ciência da FCTUC sai dos laboratórios

22 fevereiro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a praça central do Alma Shopping de Coimbra vai transformar-se num laboratório gigante para mostrar a ciência que se produz na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Ao longo de dois dias vão ser realizadas muitas experiências e demonstrações representativas do trabalho desenvolvido nos vários centros de investigação dos 11 Departamentos da FCTUC, a maior Faculdade da Universidade de Coimbra.

Assim, vai ser possível ver um vulcão em erupção, observar sismos e assistir à formação de montanhas; saber o que nos contam os anéis das árvores e quais são os segredos da vida escondida debaixo dos nossos pés.

Os visitantes da Mostra de Ciência da FCTUC vão, também, ver como se constrói uma ponte e ficar a saber o que nos dizem os ossos e por onde andam os nossos neurónios, bem como perceber que a Terra é permanentemente bombardeada por raios cósmicos.

E para provar que a matemática não é um bicho-de-sete-cabeças, o Canguru Matemático, o Atrator e o Planeta Matemático vão entrar em ação. Mas há muito mais para ver na Mostra de Ciência.

De acordo com o Diretor da FCTUC, Luís Neves, “a Faculdade de Ciências e Tecnologia tem uma atividade de investigação muito diversificada e com elevado nível de reconhecimento internacional em todos os domínios da Ciência e da Engenharia, pelo que importa também dar a conhecer à sociedade alguma dessa atividade”.

A abertura da Mostra de Ciência realiza-se às 10 horas do dia 24 de fevereiro.