Ciência nos Jogos Europeus Universitários de Coimbra 2018

06 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) e o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários de Coimbra (EUG) vão assinar um protocolo, na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, para promover estilos de vida saudáveis e investigação biomédica aplicada ao desporto.

A cerimónia realiza-se às 9h30m, no CNC, Polo I da UC, e o protocolo será assinado pelo presidente do CNC, João Ramalho-Santos, e pelo secretário-geral do Comité Organizador dos EUG, Mário Santos.

O projeto europeu «FOIE GRAS», focado na formação de cientistas e no desenvolvimento de novas tecnologias para investigar o Síndrome do Fígado Gordo Não-Alcoólico (SFGNA), em conjunto com investigadores de outras áreas do CNC, vai desenvolver com os EUG ações de comunicação de ciência sobre metabolismo, nutrição e atividade física, no recinto dos jogos e na cidade.

O «FOIE GRAS» investiga o SFGNA que afeta 6 a 37 por cento da população mundial. Os sintomas evidenciam-se em fases tardias, quando se apresenta incurável, contribuindo para o aumento do risco de diabetes, cirrose hepática e cancro. A doença é atualmente diagnosticada através de biópsia do fígado, um procedimento invasivo, arriscado e caro, situação a que o projeto procura dar alternativa.

A colaboração com os EUG insere-se nesta preocupação de saúde pública e de desporto para todos, aliados a uma comunicação democrática do saber produzido em instituições de investigação.

Os EUG2018 vão trazer a Coimbra mais de quatro mil atletas de mais de 300 universidades europeias de cerca de 40 países, que irão competir em 13 modalidades, entre 15 e 28 de Julho.

Cristina Pinto