Cientista da UC analisa os modos de transmissão de COVID-19

12 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Manuel Gameiro da Silva, que começou a defender publicamente o uso generalizado de máscaras desde dia 31 de março, vai realizar, amanhã, 13 de maio, entre as 10 e as 12 horas, um webinar sobre os modos de transmissão de COVID-19.

A iniciativa resulta de um protocolo entre a Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA), onde o docente ocupa o cargo de vice-presidente, e a Federação de Associações Ibero-Americanas de Ar Condicionado e Refrigeração (FAIAR).

Neste webinar, Manuel Gameiro da Silva vai abordar «os fenómenos físicos relacionados com os modos de transmissão da COVID-19 a partir de eventos do sistema respiratório de uma pessoa infetada. Vão ser explicadas as relações entre as dimensões das gotículas exaladas, os modos de transmissão que lhe estão associados e as respetivas medidas de prevenção».

O docente e investigador vai igualmente explicar as razões pelas quais se considera que os aparelhos de ar condicionado não contribuem para aumentar a contaminação de COVID-19 e discutir a eficácia dos dispositivos de proteção individual. «A partir de uma análise comparativa dos indicadores epidemiológicos de três países com a mesma população (República Checa, Portugal e Dinamarca), mas que aplicaram de formas muito diferentes as medidas de proteção, é avançada uma repartição das probabilidades associadas a cada modo de transmissão. Finalmente são feitas recomendações concretas para minimizar o risco individual de se ser contaminado», adianta.

 

WEBINAR FAIAR - MANUEL GAMEIRO

 

 

Cristina Pinto

 

 

Partilhe