Cientistas plantam árvores em Coimbra para compensar emissões de gases de efeito estufa

02 junho, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Qual o impacto ambiental que uma Conferência Científica pode causar? – Os responsáveis da IEEE VPPC 2014, Vehicle Power and Propulsion, uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos elétricos, fizeram as contas e concluíram que foram emitidas cerca  de 486 toneladas de CO2 durante o evento (3 dias) realizado em Coimbra, em 2014.

Só os transportes utilizados pelos mais de 200 participantes foram responsáveis por 94% das emissões. Para mitigar os efeitos causados, a conferência IEEE VPPC tem por tradição realizar duas ações ambientais, uma de âmbito nacional, efetuada na cidade onde decorre, e outra de âmbito internacional.

Assim, na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, cientistas do INESC – Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra e da Universidade de Coimbra, organizadores do IEEE VPPC 2014, vão promover uma ação designada “Carbon Care”, no Parque Verde (entre a ponte Pedro e Inês e os pavilhões junto ao “Queimódromo”), pelas 10 horas.

Para a mitigação dos efeitos das emissões geradas pelas viagens internacionais realizadas no âmbito da conferência, estimadas em 459 toneladas de dióxido de carbono, os investigadores escolheram apoiar a «reflorestação do Parque Nacional Los Alerces, no sul da Argentina. Este parque nacional sofreu um incêndio florestal devastador em fevereiro de 2008 (7.200 hectares de floresta primária perdida)», explica o investigador Paulo Pereirinha.

Mais informação disponível aqui.