Clube de Leitura Teatral quer ser espaço de partilha

A apresentação oficial da iniciativa realizou-se a 1 de outubro no Café Teatro do TAGV.

01 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Aprender fazendo”. Este é um dos grandes objetivos do clube de leitura teatral, recentemente apresentado no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

A parceria entre o TAGV e A Escola da Noite cria, nas palavras de Fernando Matos Oliveira, “um eixo que pode fazer a diferença”. O diretor do TAGV acredita que a iniciativa pode “afirmar o lugar do teatro e das artes performativas” já que “Coimbra tem todas as condições para ter uma centralidade teatral”.

é também um convite à cidade para que possamos trabalhar em conjunto

A Escola da Noite recebeu a iniciativa ” de braços abertos”, afirmou António Augusto Barros durante a apresentação do Clube. “Muitas vezes preparamos textos de autores e ficamos com a frustração de não podermos fazer mais peças”, revelou o diretor artístico da companhia de teatro. O responsável sublinhou a importância de “transformar esses esforços que as companhias fazem, tornando o espaço (do Clube de Leitura Teatral) regular e partilhado por todos”. “Temos esperança que a comunidade teatral participe”.

Também Ricardo Correia, do TAGV, espera que o Clube de Leitura Teatral seja um “sítio de colaboração que é também um convite à cidade para que possamos trabalhar em conjunto”. A iniciativa é mensal, o que é uma vantagem porque, como explica Ricardo Correia, “cria um ritmo próprio”.

A primeira sessão realiza-se a 6 de outubro, no TAGV. Em novembro, vai ser o Teatro da Cerca de São Bernardo a receber o Clube de Leitura Teatral.

Clube de Leitura Teatral 03