CNC comemora 1.º Dia Nacional de Microscopia

Mai 20, 2019

O evento pretende promover a área da microscopia e disseminar o conhecimento nos campos da bioimagem e das ciências biológicas.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

laboratório solos FCTUC MartaCosta02
Fotografia: © UC | Marta Costa

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra participa, na próxima quarta-feira, dia 22, nas comemorações do MICRODia – 1º Dia Nacional da Microscopia, promovido pela Plataforma Portuguesa de Bioimagem (PPBI). Esta iniciativa, inédita a nível nacional, tem por objetivo mostrar a microscopia ao público escolar, através de demonstrações guiadas.

O evento pretende promover a área da microscopia e disseminar o conhecimento nos campos da bioimagem e das ciências biológicas. O MICRODia permitirá o abrir das portas dos centros de investigação às escolas do ensino secundário, que são convidadas a trazerem os seus alunos para visitas às unidades de microscopia nacionais (entre outras atividades).

Numa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia e da inovação científica, o cidadão deve tornar-se consciente da investigação que o rodeia. Perceber alguns dos avanços, numa área em constante desenvolvimento, e compreender de que modo “o que podemos ver hoje é muito mais do que aquilo que poderíamos ver há 10 anos… como se os nossos olhos tivessem passado, nesse período, por milhares de anos de evolução”, é um dos motes do evento.

As actividades do MICRODia vão acontecer simultaneamente em centros de investigação de todo o país. “Desvendando os bastidores de doenças psiquiátricas”, “Explorar o autismo no laboratório: utilização de micro-cérebros”, “A dinâmica do cálcio intracelular em células neuronais. Uma janela com vista para a epilepsia” e “Morte celular: como a podemos visualizar ao microscópio?” serão alguns dos tópicos em foco no MICRODia do CNC.

A inscrição nas atividades deve ser feita através do endereço scicomm@cnc.uc.pt.

 

CNC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »