CNC e iCBR celebram Semana da Ciência e da Tecnologia

14 novembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Universidade de Coimbra (UC) promovem, de 19 a 30 de novembro, a Semana da Ciência e da Tecnologia, com visitas a escolas, laboratórios abertos, ciência em autocarros e conversas descontraídas no PubhD Coimbra.

Escolas do ensino básico e secundário, universidades sénior e associações podem inscrever-se para receberem a visita de cientistas do CNC e do iCBR, que vão realizar palestras, atividades ‘mãos na massa’ e jogos. Os laboratórios destes dois organismos da Universidade de Coimbra também vão estar abertos a quem quiser conhecer os seus projetos nas áreas das neurociências, metabolismo, biotecnologia e mecanismos de doença.

De 19 a 23 de novembro, os investigadores de CNC e iCBR vão sair dos laboratórios, para divulgar a ciência nos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) – onde o público poderá alargar os seus conhecimentos em diversas áreas científicas e ficar a conhecer alguma da investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra. Inserido na Semana da Ciência e da Tecnologia está ainda a 12.ª edição do PubhD Coimbra, evento (agendado para as 22h00 de 22 de novembro) que põe três cientistas em fase de doutoramento à conversa no bar Aqui Base Tango num registo informal e descontraído.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa da Ciência Viva que decorre em diversas unidades de investigação do país, como parte das celebrações do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), que presta homenagem a Rómulo de Carvalho.

As inscrições para as atividades devem ser realizadas através do endereço de email scicomm@cnc.uc.pt. A Semana da Ciência e da Tecnologia do CNC e do iCBR conta com o apoio de SMTUC, Aqui Base Tango, Orquestra Clássica do Centro e Ciência Viva. CNC e iCBR integram o Centro para a Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB).

Rui Marques Simões