CNC e iCBR participam na Semana Internacional do Cérebro

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa mundial destinada a comunicar as neurociências junto de diferentes públicos.

11 março, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Universidade de Coimbra (UC) voltam a participar na Semana Internacional do Cérebro (que se celebra de 11 a 17 de março), com atividades para todas as faixas etárias.

“A Hora do Cérebro” é o tema que guia as propostas do CNC e do iCBR, que durante todo o mês de março (mas com especial enfoque nesta semana) vão dinamizar diversas atividades de comunicação e promoção da cultura científica na área de neurociências, envelhecimento ativo e vida saudável. Previstas para o período de 11 a 15 de março estão iniciativas como “Tempo de Escola” (divulgação de atividades de neurociências nas escolas da região), “Tempo de Laboratório” (visitas aos locais onde o conhecimento acerca do cérebro é produzido) e “Tempo de Viagem” (com os investigadores CNC e iCBR a explicarem o seu trabalho aos utentes dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC)).

Na sexta-feira, dia 15, há “Tempo de Sono”, com o CNC a associar-se à Associação Portuguesa do Sono na promoção do evento “Dormir bem, envelhecer melhor”, que decorre entre as 14h30 e as 18h00, no Auditório do Conservatório da Música de Coimbra. E a semana encerra com “Tempo de debate” (uma conversa informal entre especialistas na área das neurociências, com o tema “Quando o cérebro fica dependente”), a decorrer das 15h00 às 16h00 de domingo, dia 17, na Fnac do Forum Coimbra.

No âmbito da Semana Internacional do Cérebro decorrem ainda, até final do mês, iniciativas como “Tempo de Selfie” (a rubrica ‘Selfie Science’, do CNC, promove a partilha de vídeos sobre investigações em neurociências no Youtube e no Facebook), “Tempo de Jogos” (uma sessão de jogos de tabuleiro organizado pela Casa das Artes), “Tempo de Quiz” (um questionário na área das neurociências, aberto ao público, no bar Aqui Base Tango), “Tempo de Rádio” (com a presença de investigadores no programa “Ciência aos Domingos”, da Rádio Universidade de Coimbra) e “Tempo de Pub” (a 16ª edição do PubhD Coimbra, com alunos de doutoramento de áreas relacionadas com o cérebro a falarem sobre o seu trabalho no ambiente descontraído de um bar).

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa mundial destinada a comunicar as neurociências junto de diferentes públicos, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurociências, da Ciência Viva, da Federação Europeia de Sociedades de Neurociências e da DANA Foundation. A agenda das iniciativas a decorrer em Coimbra continuará a ser divulgada e atualizada nas redes sociais do CNC e iCBR.

Semana Internacional do Cérebro

 

Rui Marques Simões
Partilhe