CNC oferece semana de aprendizagem a jovens do ensino básico e secundário

31 agosto, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

Será uma semana diferente, de aprendizagem e aproximação à ciência, para 23 estudantes do ensino básico e secundário: de 3 a 7 de setembro, serão acolhidos nos laboratórios do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra para doze estágios associados ao programa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”.

Os estágios do CNC oferecem aos participantes uma oportunidade de acesso ao mundo das mais recentes inovações das neurociências e biologia celular, procurando também ajudá-los a decidirem o seu futuro académico. Além do convívio próximo com cientistas e contacto com estratégias de comunicação de ciência, os jovens vão envolver-se com técnicas laboratoriais e participar nos trabalhos de investigação em desenvolvimento em diferentes grupos do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

As atividades laboratoriais previstas incluem “cultivo” de neurónios, corte de cérebros e outros órgãos para visualização ao microscópio, acesso a tecnologias de diagnóstico e investigação biomédica e experiências para estudar a produção de energia das células no contexto de saúde e doença. Biologia da Reprodução, Neurociências, Microbiologia, Comunicação de Ciência e Metabolismo serão as áreas científicas exploradas pelos 23 alunos do ensino básico e secundário durante este programa.

Mais informação sobre os estágios do CNC, assim como a oferta de todo o país, disponível no site da agência Ciência Viva, em http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2018/.

Rui Marques Simões