CNC organiza Encontro Internacional sobre Reprodução

Evento realiza-se pela primeira vez em Portugal e tem lugar entre 23 e 27 de maio.

18 maio, 2018≈ 3 mins de leitura

O “European Testis Workshop” (ETW), um encontro internacional de especialistas em reprodução, vai decorrer pela primeira vez em Portugal, organizado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

A iniciativa, que vai já na vigésima edição, realiza-se entre os dias 23 e 27 de maio, em Óbidos (Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort), e conta com a presença de especialistas que representam instituições médicas e científicas da Alemanha, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Japão e Reino Unido.

Ao longo do encontro, através de mais de 150 comunicações, serão abordados temas da determinação do sexo do embrião, tecnologias de reprodução assistida, fertilidade em contexto oncológico e a relação entre ambiente e genoma.

Segundo João Ramalho-Santos, presidente do CNC, líder do grupo de investigação “Biologia da Reprodução e células estaminais” e responsável pelo ETW, «este é um evento único, não só por juntar especialistas de topo num ambiente informal onde se podem discutir novos projetos, mas por fazer pontes entre a excelência na investigação básica e aplicações clínicas concretas de modo realista e verdadeiramente translacional. É uma honra organizá-lo em Portugal.»

No dia 25 de maio, pelas 18 horas, realiza-se uma mesa redonda de debate sobre questões éticas ligadas à reprodução entre Teresa Almeida Santos, diretora do Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Stefan Schlatt, diretor do Centro de Medicina Reprodutiva e Andrologia da Universidade de Münster; Teresa Firmino, jornalista de ciência; Paula Mota, coordenadora do Biotério do CNC; e Jens Ehmcke, coordenador do Biotério da Universidade de Münster. A moderação está a cargo de João Ramalho-Santos.

Inserido no ETW decorrerá também o décimo primeiro encontro da “Network for Young Researchers in Andrology”, uma rede para jovens estudantes da biologia da reprodução partilharem conhecimentos e impulsionarem a sua carreira.

O evento aposta ainda na relação entre arte e ciência, com a presença de uma Orquestra no jantar de gala e o lançamento do concurso «TestArt», em que se procuram as melhores imagens ligadas à reprodução.

O programa do evento está disponível em: https://www.etw2018.org/

 

Cristina Pinto
Partilhe