a carregar...

Coimbra acolhe a maior Conferência Mundial de Saúde Urbana

Set 22 • Sem comentários em Coimbra acolhe a maior Conferência Mundial de Saúde Urbana

A 14th International Conference on Urban Health vai realizar-se em Coimbra, no Convento São Francisco, de 26 a 29 de setembro.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Turismo UC Pateo Escolas
Fotografia: © UC | Ana Zayara

Pela primeira vez, Portugal recebe a mais importante reunião mundial de saúde urbana. A 14th International Conference on Urban Health vai realizar-se em Coimbra, no Convento São Francisco, de 26 a 29 de setembro.

A conferência, que vai trazer à cidade 650 participantes, de 65 países, e que reúne os mais reputados cientistas internacionais da área, bem como decisores políticos, tem como tema principal a “Equidade em Saúde: A nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A sessão de abertura, a decorrer pelas 15 horas (26 de setembro), conta com intervenções do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Presidente da Sociedade Internacional de Saúde Urbana, Shamim Hayder Talukder.

Ao longo de quatro dias vão ser abordados temas «no âmbito da governança urbana, do envelhecimento da população, do planeamento urbano saudável, dos riscos sociais e ambientais e do acesso a cuidados de saúde em áreas urbanas. A variedade de domínios que estarão em cima da mesa refletem a importância que a transdisciplinaridade e a intersetorialidade desempenham na construção de uma cidade mais saudável, segura, justa e inclusiva», sublinha Paula Santana, docente e investigadora na área da geografia da saúde na Universidade de Coimbra (UC) e uma das responsáveis pela organização da conferência.

Das mais de mil comunicações recebidas, «destaca-se o tema da saúde ambiental e sustentabilidade urbana, onde se inserem as questões relacionadas com urbanismo, gestão sustentável da cidade, as alterações climáticas e o seu impacto na saúde», refere Paula Santana.

Para a docente e investigadora da UC, a realização da maior conferência mundial de saúde urbana «é o reconhecimento da importância crescente da Universidade no ensino e na investigação nas áreas da saúde, do urbanismo, ordenamento do território e ambiente».

O programa da 14th International Conference on Urban Health está disponível em: http://www.icuh2017.org/conference-speakers.asp

 

Nota de imprensa: Cristina Pinto

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo