Coimbra acolhe Congresso Internacional “José Saramago: Vinte Anos com o Prémio Nobel”

Duas décadas após a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra convida a refletir sobre a obra saramaguiana.

10 dezembro, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Foi a 10 de dezembro de 1998 que José Saramago recebeu em Estocolmo o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se no único escritor de língua portuguesa a quem, até agora, foi concedido o mais prestigiado de todos os galardões literários. A Academia Sueca reconheceu em José Saramago, a “capacidade de tornar compreensível uma realidade fugidia com parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia”.

20 anos volvidos, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – uma das muitas universidades que concederam ao escritor o doutoramento honoris causa – promove o congresso internacional “José Saramago: Vinte Anos com o Prémio Nobel”, uma oportunidade privilegiada para se reler a obra saramaguiana, bem como a trajetória cívica e cultural que o seu autor protagonizou, na segunda metade do século XX e nos primeiros anos do século XXI. Reconhecida tanto em Portugal como no estrangeiro, a relevância daquela obra está atestada em dezenas de traduções e em incontáveis estudos, de diferente dimensão e propósito.

O congresso internacional “José Saramago: Vinte Anos com o Prémio Nobel” terá organização científica do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, incluirá diversas atividades paralelas e contará com o apoio institucional da Fundação José Saramago.

Partilhe