Coimbra acolhe Festival Nacional de Robótica 2017

30 março, 2017≈ 3 mins de leitura

Já estão abertas as inscrições para a edição de 2017 do Festival Nacional de Robótica (FNR), que vai decorrer, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra (EUC), de 26 a 30 de abril.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e organizado pela Universidade de Coimbra (UC) com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o Festival Nacional de Robótica, um evento de entrada livre, tem como grande objetivo difundir e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as aplicações (indústria e serviços) na área da robótica.

Durante cinco dias há boas razões para visitar o Festival Nacional de Robótica. Vai ser possível, por exemplo, assistir a várias competições de robótica, entre as quais a já famosa competição de futebol robótico, observar como atuam os robôs de condução autónoma e de busca e salvamento, participar em oficinas de robótica, onde se podem dar os primeiros passos na construção e programação de um robô, ou passar pela feira de emprego, uma iniciativa que visa colocar empregadores em contacto com futuros empregados (estudantes) de modo a agilizar o processo de recrutamento e de procura de emprego.

Mas não só! No FNR efetua-se também o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição mundial de robótica que reúne as melhores equipas de cada País, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

Vai ser ainda possível participar em mesas redondas de inovação, iniciativa composta por encontros entre representantes da indústria e representantes do Sistema Científico e Tecnológico (SCT). Os representantes da indústria apresentam problemas envolvendo robótica e os representantes do SCT apresentam propostas de solução. A melhor proposta será selecionada para dar origem a uma parceria de cooperação.

O Festival inclui igualmente uma Conferência Internacional sobre Robótica, onde investigadores, nacionais e estrangeiros, da área vão apresentar os mais recentes resultados da sua atividade científica.

Realizado pela primeira vez em 2001, o FNR tem reunido anualmente mais de 600 participantes, abrangendo alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior e investigadores, nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais.

Mais informação disponível aqui.