Colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Hefei, na China

Abr 27 • Sem comentários em Colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Hefei, na China

No âmbito do projeto, a UC vai receber um estudante de doutoramento chinês e está ainda prevista a deslocação de cientistas portugueses a Heifei.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someone

DEM 40 anos
Domingos Xavier Viegas é diretor da ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial.
Fotografia: © UC | Karine Paniza

Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e diretor da ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, foi convidado pela Academia das Ciências da China como professor sénior visitante no âmbito de um projeto submetido pelo State Key Laboratory of Fire Safety Science (SKLFSS) da Universidade de Ciências e Tecnologia da China em Hefei sobre a temática do comportamento extremo dos incêndios florestais.

No contexto deste projeto, a Universidade de Coimbra irá receber um estudante de doutoramento chinês que será orientado conjuntamente pelo professor Naian Liu, do SKLFSS, e pelo professor Xavier Viegas, da FCTUC. Está prevista, também, a deslocação de cientistas portugueses a Hefei para o desenvolvimento de  trabalho em temas de interesse comum às duas instituições.

Este convite da Academia das Ciências da China surge no âmbito da colaboração entre a ADAI e o SKLFSS, iniciada em 2013 com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que financiou a realização de dois trabalhos de doutoramento em Portugal e na China sobre o comportamento eruptivo dos incêndios e o desenvolvimento de vórtices de fogo.