Coleção de Mapas Nabais Conde é apresentada na Universidade de Coimbra

08 março, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Na próxima segunda-feira, dia 11, vai ter lugar a apresentação pública da Coleção de Mapas Nabais Conde, que ficará integrada na AlmaMater, Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra (UC). A sessão vai ter lugar pelas 17h00, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC, com a presença do Reitor, Amílcar Falcão, do Diretor da Biblioteca Geral e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra, José Augusto Bernardes, e do Diretor do Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Carlos Fiolhais.

A Coleção de Mapas Nabais Conde – adquirida, em 2005, pela Biblioteca Geral a Carlos Alberto Nabais Conde, professor e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – é um dos mais notáveis e completos conjuntos de mapas históricos portugueses. Nela incluem-se diversas versões ptolomaicas da Península Ibérica (século XV), um exemplar completo do primeiro mapa de Portugal impresso em 1561 pelo editor Tremezzini e muitas outras preciosidades (a maior parte exemplares coloridos à mão). São cerca de 1200 peças integralmente digitalizadas.