Colégio da Trindade recebeu o seminário ibérico “Integração, Migração e Relações Transfronteiriças”

16 maio, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Capela do Colégio da Trindade acolheu, no dia 16 de maio, o seminário ibérico “Integração, Migração e Relações Transfronteiriças”.

O seminário constituiu o primeiro encontro de discussão científica do projeto “Integration, migration, transnational relationships. Governing inheritance statutes after the entry into force of EU succession regulations – GoInEUPlus”, financiado pela Comissão Europeia.
As apresentações incidiram sobre as problemáticas em torno da aplicação dos Regulamentos Europeus sobre Direito da Família e das Sucessões, bem como sobre questões específicas, através da análise dos casos concretos resultantes das instâncias judiciais, como, por exemplo, do Tribunal de Justiça da União Europeia e do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

A conferência compreendeu um debate aberto, com a participação de consagrados professores e juristas de Espanha e Portugal, de diversos países parceiros, mas também de Associações e das Instituições europeias e locais.

O evento foi organizado pelo Centro de Direito da Família da FDUC, parceiro do projeto juntamente com a Universidade de Florença (coordenadora), a Fundação Italiana para o Notariado, a Associação Italiana de Advogados de Família, a Fundação De Gasperi, o CNRS, a Universidade de Budapeste e a Universidade de Valência.

F. Fernandes