Colégio das Artes celebra protocolo de colaboração com o Museu Estadual Russo

O protocolo é assinado a 24 de abril. No mesmo dia o diretor do Museu Russo dá uma conferência e é inaugurado o ramo virtual do Museu Russo, um espaço no Colégio das Artes onde poderá aceder-se a exposições e obras de arte que se encontram no Museu Estadu

19 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra vai celebrar um protocolo de colaboração com o Museu Estadual Russo. O protocolo vai ser assinado a 24 de abril, pelas 11 horas, pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e pelo diretor do Museu Russo, Vladimir Gusev.

Em seguida, o diretor do Museu Russo profere uma conferência intitulada “Halls of the Russian Museum –   the pages of History”. Depois da sessão é inaugurado o ramo virtual do Museu Russo, um espaço no Colégio das Artes que vai permitir aceder a exposições e obras de arte que se encontram no Museu Estadual Russo de São Petersburgo.

O protocolo vem consolidar o estreitamento das relações entre estas duas instituições, iniciado com a assinatura duma Carta de Intenções em dezembro último, em São Petersburgo numa cerimónia em que esteve presente o diretor do Colégio das Artes, António Olaio, e os Secretários de Estado da Cultura de Portugal e da Rússia.

Estes eventos dão início a uma série de iniciativas que o Colégio das Artes vai promover ao longo do presente ano associando-se às comemorações dos 100 anos da Revolução Russa, das quais se destacam a organização de uma exposição coletiva e exibição de filmes no meses de junho, outubro e novembro.

O Museu Russo foi fundado no final do século XIX como o primeiro museu estadual de arte russa. Hoje em dia, o museu possui mais de 400 mil obras de arte que abrangem todos os períodos, formas, géneros, escolas e movimentos de arte de ícones antigos até obras de arte das vanguardas modernistas e autores como de Andrei Rublev, Alexander Ivanov, Pavel Antokolsky, Kazimir Malevich, Wassily Kandinsky, Marc Chagal, entre outros.

MuseuRusso_Inauguracao_Cartaz_WEB