Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do Centro de Estudos Sociais

06 novembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© Carlos Nolasco

No âmbito das comemorações dos 40 anos da sua fundação, o Centro de Estudos Sociais organiza, na Universidade de Coimbra, um colóquio internacional que, simultaneamente, vai constituir uma homenagem a Boaventura de Sousa Santos, fundador, diretor científico e spiritus rector do Centro. O colóquio tem a duração de três dias e meio e realiza-se entre 7 e 10 de novembro, na Faculdade de Economia e no Auditório da Reitoria da UC.

Para o primeiro dia, são solicitadas propostas, prioritariamente de jovens investigadores. Nos dias subsequentes, o colóquio vai reunir investigadores e intelectuais convidados a refletir, no âmbito de quatro mesas redondas, sobre um conjunto de tópicos transversais relevantes para o presente e o futuro da investigação nas ciências sociais e nas humanidades num mundo globalizado.

Pretende-se, no espírito do que tem sido a atividade do Centro ao longo de 40 anos, abrir um espaço de discussão amplo sobre alguns tópicos centrais da reflexão contemporânea que permitam equacionar dimensões de um futuro concretamente imaginado.

Oradores principais no colóquio são: Boaventura de Sousa Santos, Françoise Vergès, Isabelle Stengers, Shiv Visvanathan, Hugh Lacey, Mogobe Ramose, Nilma Gomes, Rajeev Bhargava, Susan George, Gustavo Esteva, Elisabeth Mpofu, Ramón Grosfoguel, João Cezar Castro Rocha, Nelson Maldonado-Torres, Peter deSouza.

A participação é gratuita. Mais informação e o programa podem ser encontrados aqui.

CES