Colóquio Interdisciplinar “Visões da Luz”

O colóquio vai decorrer no Auditório da Reitoria da UC, de 1 a 3 de outubro, das 10h às 17h30.

16 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

Nos dias 1,2 e 3 de outubro o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) vai receber o Colóquio Interdisciplinar “Visões da Luz”, uma iniciativa alargada a diversas áreas do conhecimento desenvolvidas na UC.

A iniciativa surge integrada no Ano Internacional da Luz 2015, nas comemorações dos 725 anos da UC e do segundo aniversário da sua classificação pela UNESCO como Património da Humanidade e realiza-se, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.

Cada dia do colóquio vai ser dedicado a um mote, começando pela “Descoberta da Luz”, passando por “Um Olhar sobre a Luz” e terminando no “Futuro da Luz”. O evento está estruturado em seis blocos de três conferências apresentadas por especialistas de cada área temática, seguidas de comentário e debate.

Os temas a apresentar nas palestras e nos comentários pelos moderadores das sessões cobrem as seguintes áreas: Física, Filosofia, Transcendência, Astronomia, Geologia, Literatura, História da Ciência, Química, História, Geografia, Energia, Relações Internacionais, Ciências da Vida, Psicologia, Arte, Cinema e Fotografia, Imagiologia Médica, Robótica, Visão e Cérebro e História da Arte. No fim de cada dia de conferência são esperadas atividades diversas, a realizar a partir das 18h.

Com o colóquio “pretende-se atingir o público académico (ensino Básico e Secundário, ensino Superior e ensino Sénior), escolar (em particular escolas secundárias) e sociedade civil em geral, afirma a organização.

O colóquio vai ainda integrar um curso de formação acreditado, “A Luz em perspectiva interdisciplinar”, destinado a professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A inscrição no evento é obrigatória. Alunos e professores da Universidade de Coimbra, assim como participantes inscritos no curso de formação acreditado estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

 

Programação completa aqui.

Tudo sobre o colóquio aqui.

 

Notícia relacionada.

Partilhe