Colóquio sobre a descoberta das oscilações de neutrinos no Departamento de Física

11 novembro, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A 12 de novembro, pelas 15h30, o Departamento de Física da Universidade de Coimbra, vai receber o colóquio “O Prémio Nobel da Física de 2015: Descoberta das oscilações de neutrinos”.

A sessão vai estar a cargo de José Maneira, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

O seminário pretende, além de apresentar o contexto geral, descrever os principais desafios das experiências e os seus resultados, mencionando brevemente a participação portuguesa no Sudbury Neutrino Observatory (SNO). O evento encerra com uma panorâmica da consistência entre as várias observações experimentais de variadas fontes no quadro do modelo com três neutrinos com massa, um dos aspetos mais fascinantes deste campo.

 

Abstract:
O Prémio Nobel da Física de 2015 foi atribuído a Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, pela descoberta das oscilações de neutrinos, que mostram que os neutrinos têem massa. Kajita e McDonald lideraram, respetivamente, as experiências Super-Kamiokande (SK) e Sudbury Neutrino Observatory (SNO), que resolveram a chamada “anomalia dos neutrinos atmosféricos” e o “problema dos neutrinos solares”. Com isso, deram enormes passos no conhecimento da natureza dos neutrinos ao seu nível mais fundamental.
Partilhe