Começou a Universidade de Verão 2016

Mais de 300 alunos do Ensino Secundário estão a "Viver a Universidade de Coimbra"

18 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Mais de 300 alunos do Ensino Secundário juntaram-se no átrio das Químicas para fazer as inscrições e terem um primeiro contato com aqueles que vão ser os seus monitores. Isto depois de terem feito o check-in nas residências universitárias onde vão dormir. Durante uma semana, vão ter aulas nas diferentes faculdades, conhecer a Associação Académica de Coimbra (AAC), descobrir a cidade, através de atividades culturais e desportivas. Em tudo, vão ser estudantes da Universidade de Coimbra. Arranca assim mais a Universidade de Verão 2016.

Aqui o conselho é: vejam por vocês próprios

A oitava edição da Universidade de Verão (UV) da Universidade de Coimbra (UC) começou oficialmente no Pateo das Escolas, com a abertura a cargo da vice-reitora da UC, Madalena Alarcão, e do presidente da Direção-greal da AAC, José Dias. De acordo com a coordenadora geral das relações externas da DG/AAC, Carolina Simões, o objetivo é que os alunos do secundário “conheçam a AAC, a UC e conheçam Coimbra”. Com um total de 33 monitores, mais oito responsáveis da logística, o papel da Académica é “acompanhar os alunos dia e noite” nas atividades que desenvolvem. Carolina Simões destaca algumas: “há uma feira cultural, uma noite de karaoke, a Estudantina, uma tarde cultural, uma noite de fado e um peddy paper para conhecer as faculdades, o Museu da Ciência e o Jardim Botânico”.

“Hoje em dia não se faz a escolha de uma vida, vão se fazendo escolhas”, referiu a vice-reitora da UC, Madalena Alarcão. “Esta semana vai permitir estudar e experimentar”, adiantou a responsável. Numa edição onde a UC recebeu mais de meio milhar de candidaturas, a vice-reitora sublinhou a importância da UV2016 para a escolha do futuro no Ensino Superior. “Sejam verdadeiramente curiosos”, pediu Madalena Alarcão, esperando que a experiência seja “interessante e inspiradora” para todos os 322 inscritos.

Também o presidente da DG/AAC destacou a importância de ver “rigorosamente tudo o que há para ver sobre o Ensino Superior, sobre todas as universidades, sobre todos os cursos”. “Aqui o conselho é: vejam por vocês próprios”, afirmou José Dias.