Depois dos Jogos Europeus Universitários, Coimbra volta a receber um evento de dimensão continental centrado nos atletas-estudantes. De 12 a 14 de setembro, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) vai organizar a 15.ª conferência anual da Rede Europeia da Carreira Dual Atleta Estudante (European Athlete Student – Dual Career Network).

Os desafios e obstáculos à carreira dual (a complexa conciliação das atividades académicas e desportivas pelos atletas-estudantes) serão os principais pontos em debate na conferência, que vai ocorrer no auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com o tema transversal “Establishing an effective framework in dual career”. “A grande preocupação é a carreira dual, a plena integração da dimensão desportiva na dimensão académica e vice-versa”, explica presidente do congresso e diretor da FCDEFUC, António Figueiredo.

Com painéis dedicados aos tópicos Globalização (dia 12), Relação Dialética entre Desporto e Sistemas Escolares (dia 13), Desporto Universitário (dia 13) e Desporto e Governação (dia 14), a conferência EAS Coimbra 2018 vai contar com a apresentação de trabalhos de dezenas de peritos internacionais destas temáticas, incluindo Agata Dziarnowska, representante da Comissão Europeia para a área do Desporto. O objetivo é também “conseguir que a Comissão Europeia e os governos de cada país deem atenção à situação da carreira dual e ajudem a encontrar soluções para integrar de forma plena a atividade desportiva de alta competição e o percurso académica”, sublinha António Figueiredo, que também é membro da Comissão Executiva da European Athlete Student – Dual Career Network.

Sendo mais uma prova de como “a Universidade de Coimbra está a fazer um percurso a caminho da excelência”, ao nível da prática desportiva no ensino superior, a organização desta conferência, no rescaldo dos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018 (terminaram a 28 de julho, com a ‘equipa da casa’ no topo do medalheiro, com onze pódios conquistados), serve também “para recolher dicas de peritos de toda a Europa, para nos ajudar a incrementar o nosso conhecimento e melhorar os nossos procedimentos e atuação”, refere o diretor da FCDEFUC. “A realização deste evento é demonstrativa do interesse estratégico que a Universidade de Coimbra deposita no desporto, em geral, e no desporto universitário, em particular”, conclui António Figueiredo.

 

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »