Concerto de música clássica presta homenagem a Catedrática da UC

25 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Professora Catedrática da Universidade de Coimbra (UC), Catarina Resende de Oliveira, é a primeira homenageada do ano no “Concerto Prestígio”, da Orquestra Clássica do Centro (OCC), a ter lugar, no próximo dia 26 de Março, às 21h30m, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

A OCC distingue Catarina Resende de Oliveira por ser «uma mulher merecedora de todo o nosso respeito e admiração pelo trabalho excecional que tem desenvolvido na investigação em ciências médicas».

O concerto, onde vão ser  apresentadas obras de Händel, Puccini, Brahms, Rossini e F. Martins | M. Pikoul, conta com a presença da soprano Carla Bernardino. A orquestra é dirigida pelo Maestro David Wyn Lloyd, diretor artístico da OCC.

Catarina Resende de Oliveira, natural de Coimbra, é a atual Coordenadora do Consórcio Centro de Neurociências e Biologia Celular e Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (CNC.IBILI).

Professora Catedrática e regente da disciplina de Bioquímica desde 1988, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Catarina Resende de Oliveira foi ainda Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina (2004-2008). Consultora para a área da neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a docente é autora de mais de 300 publicações em revistas científicas da especialidade, nacionais e internacionais, e de um elevado número de comunicações científicas em congressos e reuniões médicas da especialidade.

A investigação realizada pela homenageada tem contribuído para o conhecimento dos mecanismos de neurodegenerescência e neuroprotecção, com um interesse particular na interação entre a investigação fundamental e a clínica das doenças neurodegenerativas. Os seus estudos têm o intuito de elucidar os mecanismos de neurodegenerescência que ocorrem na demência, nomeadamente na doença de Alzheimer, área na qual tem 22 anos de experiência na procura de alvos terapêuticos.

O custo dos bilhetes é de 7 euros. Se forem adquiridos três bilhetes ou mais, o preço é de 5 euros cada.