Concerto de piano e violoncelo na Biblioteca Joanina

20 abril, 2017≈ 5 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Amanhã, 21 de abril, há música na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. O pianista Alessio Cinà e a violoncelista Chiara Torselli realizam um concerto às 19h30m.

O programa do concerto vai incluir a interpretação de peças de M. Von Paradis, J. S. Bach, E. Granados, C. S. Saës e L. Van Beethoven.

A entrada é gratuita, condicionada à lotação da sala.

Alessio Cinà nasceu em Palermo em finais de dezembro de 1983. Começou a interessar-se pela música clássica aos catorze anos de idade tendo iniciado nesta altura os seus estudos de piano com Joseph, professor assistente no Teatro Massimo in Palermo. Durante o período em que completou os seus estudos liceais participou em diversos concertos integrando vários grupos de música rock e metal. Realizou os seus estudos académicos no Conservatório Bellini de Palermo sob a orientação de Giovanna De Gregorio e posteriormente Roberto Plano. Participou em diversas masterclasses orientadas pelos professores e compositors Michael Marvulli, Ennio Pastorino, Ann Li Pang, Vincenzo Balzani. Venceu o First Prize Piano Competition “Premio Sollima Eliodoro” e recebeu importantes galhardões em competições como a competição de piano “Citta di Palermo” e a competição da City of Caccamo. Realizou os seus primeiros recitais de piano no Palazzo Cuto Bagheria, na Palermo Villa Pigno for Symphonia Association, e no SS Auditório ao mesmo tempo que integrou a Music Association Chamber Orchestra harmonics ten-do participado em 2007 na 50th week of Sacred Music of Monreale. Em parceria com Sergio Tornatore fundou em outubro de 2006, a Associação Cultural de Música “Ethos of Bagheria”. Em abril de 2009 apresentou-se com a Orquestra de Camera “The Harmonics “ na XI Semana Nacional da Cultura que contou com o alto patrocínio do Ministro da Cultura. Em 2010 tocou com a “Sicylian Brass Orchestra” a famosa “Rapshody in Blue” de Gershwin. Entre 2012 e 2013 realizou vários recitais a convite de várias instituições públicas e privadas tais como a Associação que dirige o “Piano City Milano” e o Instituto das Artes na Roménia que tiveram uma boa receção por parte de críticos, de público e dos órgãos de comunicação social. Desde 2012 que desenvolve actidade académica como professor de Piano na “Ricordi music school” de Milão. Desde 2015 participou em vários recitais formando um dueto com a violon-celista Chiara Torselli.

Chira Torselli realizou os seus estudos académicos no Conservatório “G.Verdi” of Milan tendo-se graduado em 2011 sob a orientação do professor M.Ch.Bellisario. Em 2014 concluiu com ótima classificação o Mestrado em Violoncelo. A partir de 2006 frequentou vários cursos de master classes organizados por Ch.Bellisario no “Conservatorio della Svizzera Italiana” em Lucano. Frequentou ainda master classes de violoncelo e de música de camera lecionados por E.Wilson, N.Gutman, S.Ramon, C.Walewska, S.Kuijken, E.Dindo, S.Laffranchini, M.Polidori; R.de Saram (Arditti String Quartet), M.Jones e D.deRosa (Trio di Trieste), F.Dillon (Prometeo String Quartet). De 2011 a 2014 estudou na Academia “W.Stauffer” de Cremona orientada por R.Filippini. Em 2009 ganhou o primeiro prémio do “Concorso Rovere d’Oro” e em 2011 o segundo prémio da competição “Servorum Scientiae” organizada pelo Conservatório de Milão. De 2012 a 2015 fez parte da Orquestra “Accademia Teatro alla Scala” (Co-Leader cellist 2012,2013; Principal cellist 2014,2015) atuando em espetáculos de opera, ballet e em concertos sinfónicos em vários teatros italianos como o Teatro alla Scala di Milano, o Teatro La Fenice di Venezia, o Teatro Massimo di Palermo e o Teatro San Carlo di Napoli. Participou também em importantes festivais em Itália e no estrangeiro integrada em orquestras conduzidas por importantes maestros como Temirkanov, M.Tatarnikov, D.Coleman, J.Axelrod, S.Mälkki, G.Noseda, F.Luisi : (Ravello Festival, Italy; Kissinger Sommer Festival, Austria, Wien, 2012; Royal Opera of Muscat 2012,2015; Washington and Chicago 2014. Em 2015 sob a direção P.Mianiti esteve envolvida como violoncelista num novo e bem sucedido projeto desenvolvido pelo Teatro alla Scala a “Grandi opere per i piccoli” com “Cenerentola” de G.Rossini. A partir deste ano começou também a tocar em dueto com o pianista Alessio Ciná.