Concerto do III Ciclo de Requiem realiza-se no TAGV

27 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© Filipe Faria

Transmitir paz e tranquilidade num tema onde muitos vêem apenas a perda é mote para o III Ciclo de Requiem Coimbra 2015. “A nossa leitura e aquilo que queremos passar com estes concertos é que são uma mensagem de vida, do percurso que fazemos na terra e que depois têm um outro começo”, revela Artur Pinho Maria, maestro do Coro Sinfónico Inês de Castro desde a sua fundação.

Inserida na 17ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra C e na celebração dos 725 Anos da UC, a iniciativa do Coro Sinfónico Inês de Castro, que vai na terceira edição, é composta por cinco concertos. São eles o Requiem de Mozart, A paixão Segundo São Mateus de Bach, o Requiem de Verdi, o Requiem de Gabriel Fauré e o Stabat Mater, de Luís Cardoso e, para finalizar, o Requiem alemão de Johannes Brahms.

desde a primeira hora que o coro sinfónico abraçou esse projeto

“Desde a primeira hora que o coro sinfónico abraçou esse projeto, com a temática específica e para um período de reflexão da quaresma e da semana santa, nós procuramos que as pessoas sintam paz e tranquilidade”, acrescenta o maestro.

A 29 de março no Teatro Académico de Gil Vicente realiza-se o quarto concerto do ciclo, pelas 17 horas. Para este concerto específico, é dado destaque a uma obra emblemática do repertório sinfónico do compositor Gabriel Fauré, em conjunto com a obra um jovem compositor português, da zona da Bairrada, Luís Cardoso. O concerto conta com as vozes do Coro de Câmara da Bairrada, da Orquestra da Escola de Artes da Bairrada e do coro infantil da Escola de Artes da Bairrada. Os solistas convidados são Mariana Picado e Miguel Rodrigues sob a direção do maestro Tiago Matias.

[sublimevideo settings=”youtube-id:peYS4WY3G7M” width=”600″ height=”338″]