Conferência e exposição “Bird-Watching”

01 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

A 3 de junho vão realizar-se a conferência e exposição “Bird-Watching”, que assinalam a conclusão do projeto de pós-doutoramento de Joshua Enslen em Materialidades da Literatura.

Pelas 10h30, no Instituto de Estudos Brasileiros, Joshua Enslen vai proferir a conferência “Bird-Watching: Uma História Intertextual de ‘Canção do Exílio’, o Poema Mais Popular do Brasil”. Às 17h, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, recebe a inauguração da exposição “Bird-Watching: Visualizações da Influência de ‘Canção do Exílio'”, de Alaina Enslen e Joshua Enslen.

A exposição,organizada pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, vai estar patente no Museu da Ciência até 26 de junho.

Mais informação aqui.

Joshua Alma Enslen é Professor Associado em West Point, onde leciona disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Publicou diversos ensaios em livros e revistas sobre escritores-diplomatas, tais como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, entre outros. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento no Programa de Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que mapeia digitalmente a influência do poema “Canção do Exílio.”

Alaina Enslen é fotógrafa e artista de mixed media. Trabalha no Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque. A sua obra explora as estórias que nos constituem e o modo como a identidade evolui na sua relação com a cultura e com as crenças. As suas colagens-retrato narrativas [narrative portrait collages], combinando pintura com memorabilia e outros objetos encontrados, podem ser vistas em exposições, publicações e coleções privadas. Passou o último ano em Portugal concetualizando, juntamente com Joshua Enslen, processos de visualização como forma de crítica literária.

bird-watching