Conheça a Máquina de Libertar Livros Livres

29 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Chama-se Máquina de Libertar Livros Livres e foi criada com o propósito de “libertar” os livros das limitações da forma material.

O projeto nasceu da colaboração entre o Condomínio Criativo e a Rede de Laboratórios Audiência Zero e consiste num scanner que permite converter livros em papel em ficheiros digitais e dessa forma “libertá-los” do formato físico para fazê-los chegar a um público mais vasto. “Hoje em dia com a distribuição digital do conhecimento é difícil dizer que o conhecimento está acessível se ele não estiver online”, afirma Alexandre Lemos do Condomínio Criativo. “A ideia é que todos os que são donos da possibilidade de libertar livros possam usar a máquina”, reforça.

As preocupações com os direitos de autor não foram esquecidas e os responsáveis garantem que a máquina não foi criada para copiar livros sobre os quais não se têm os direitos. “Ela é um objeto facilitador da distribuição de conteúdos que os autores e os donos dos direitos económicos dos livros entendem que devem ser distribuídos”, refere Alexandre Lemos.

 

 

A Máquina de Libertar Livros Livres vai ser apresentada na Casa das Artes Bissaya Barreto, no próximo dia 1 de maio pelas 16h00, e insere-se na programação da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

De futuro, a Máquina vai estar disponível na Casa das Artes Bissaya Barreto para quem a quiser utilizar.

 

Para mais informações deve contactar diretamente o Condomínio Criativo através do endereço email@condominiocriativo.pt

Partilhe