Em 2015 a Coimbra – Rede de Museus volta a organizar um programa conjunto para o Dia Internacional dos Museus e para a Noite dos Museus, este ano sob o tema, lançado pelo ICOM (Internacional Council of Museums)  “Museus para uma sociedade sustentável”.

Durante três dias, de 16 a 18 de maio, dez espaços museológicos da cidade vão estar de portas abertas e com muito para oferecer aos visitantes.

Na Universidade de Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Circuito Turístico têm preparadas algumas atividades. No dia 16, Noite dos Museus, o Museu da Ciência inaugura, pelas 18 horas, a exposição “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas”. Em simultâneo promove algumas atividades educativas sobre o tema da sustentabilidade e, a partir das 21 horas, organiza observações astronómicas.

Na mesma noite, vai ser possível visitar, em regime livre, o Paço das Escolas, incluindo Biblioteca Joanina, Capela de S. Miguel, Sala dos Capelos, Sala do Exame privado, Sala das Armas e subida à Torre. Pelas 21h30 vai realizar-se uma visita guiada ao Paço das Escolas e pelas 22h00 um momento de animação musical promete animar a noite.

No dia 18, o Museu Académico da Universidade de Coimbra está aberto e pelas 11 horas é possível usufruir de uma visita guiada ao espaço mediante marcação.

As iniciativas do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus estendem-se a outros espaços da rede – Casa Museu Bissaya-Barreto, Memorial Irmã Lúcia, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Água de Coimbra, Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra e Museu Nacional de Machado de Castro. Em todos estes locais vai ser possível entrar gratuitamente.

Conheça a programação completa aqui.

3 comentários a Conheça a programação do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus em Coimbra

1. cristina francisco diz:

Gostava de saber o que é preciso para poder visitra, biblioteca joanina, subida à torres, enfim o programa que apresentam para a noite dos museus?! – onde faço as inscrições’!

• Márcio diz:

Cristina, sou antigo estudante. Ordinariamente, os bilhetes para a realização do circuito histórico da UC (que inclui a Biblioteca Joanina, a Prisão Académica, a Capela de São Miguel, a Torre, etc.) são adquiridos no balcão de atendimento da Biblioteca Geral, no térreo. Estudantes da UC não pagam (mas, na minha época, não-estudantes pagavam 5 euros).

Não sei se bilhetes para o circuito especial para a “Noite dos Museus” também são adquiridos na Biblioteca Geral. Mas, seguramente, podem dar-te tal informação por lá.

Um grande abraço dos trópicos!

2. luiz teixeira diz:

Para se evitar maiores confusões, a organização terá que repensar alguns procedimentos. Não foi possível obter junto das entidades competentes informações precisas relativamente aos eventos a realizar-se no dia 16.05.15, designadamente sobre a visita guiada aos Paços das Escolas. Às 21h, em frente à porta férrea não se encontrava ninguém para prestar informações. Também não havia funcionários identificados a quem pudéssemos nos dirigir. Um dos funcionários referiu que a pessoa que iria fazer a visita guiada estava no período de gravidez, dando a entender que a visita poderia ficar comprometida!!! Optamos por nos juntarmos à fila que dava acesso à Biblioteca Joanina, uma vez que havia uma grande concentração de pessoas para a visita guiada.
    O que não se percebe é porque, sem aviso prévio, o grupo que integrava a visita guiada tinha prioridade sobre a multidão que aguardava pacientemente na fila para entrar na Biblioteca Joanina! Não estavam todos em pé de igualdade? A entrada era livre.