Conheça a programação do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus em Coimbra

13 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | F. Fernandes

Em 2015 a Coimbra – Rede de Museus volta a organizar um programa conjunto para o Dia Internacional dos Museus e para a Noite dos Museus, este ano sob o tema, lançado pelo ICOM (Internacional Council of Museums)  “Museus para uma sociedade sustentável”.

Durante três dias, de 16 a 18 de maio, dez espaços museológicos da cidade vão estar de portas abertas e com muito para oferecer aos visitantes.

Na Universidade de Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Circuito Turístico têm preparadas algumas atividades. No dia 16, Noite dos Museus, o Museu da Ciência inaugura, pelas 18 horas, a exposição “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas”. Em simultâneo promove algumas atividades educativas sobre o tema da sustentabilidade e, a partir das 21 horas, organiza observações astronómicas.

Na mesma noite, vai ser possível visitar, em regime livre, o Paço das Escolas, incluindo Biblioteca Joanina, Capela de S. Miguel, Sala dos Capelos, Sala do Exame privado, Sala das Armas e subida à Torre. Pelas 21h30 vai realizar-se uma visita guiada ao Paço das Escolas e pelas 22h00 um momento de animação musical promete animar a noite.

No dia 18, o Museu Académico da Universidade de Coimbra está aberto e pelas 11 horas é possível usufruir de uma visita guiada ao espaço mediante marcação.

As iniciativas do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus estendem-se a outros espaços da rede – Casa Museu Bissaya-Barreto, Memorial Irmã Lúcia, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Água de Coimbra, Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra e Museu Nacional de Machado de Castro. Em todos estes locais vai ser possível entrar gratuitamente.

Conheça a programação completa aqui.