Conímbriga e Boletim de Estudos Clássicos indexados na Web of Science

Pretende-se que “todas as revistas com a chancela da IUC, numa colaboração muito próxima com as faculdades, sejam indexadas em índices de referência”, afirma o diretor da Imprensa da UC, Delfim Leão.

15 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

As revistas científicas Conímbriga e Boletim de Estudos Clássicos, editadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), foram recentemente indexadas na Web of Science.

O facto, de acordo com o diretor da IUC, Delfim Leão, “significa que as revistas chegaram a um patamar de reconhecimento internacional superior”. O responsável afirma que “não basta publicar em determinadas revistas, importa que estas sejam reconhecidas pelas comunidades científicas como de referência, e isso acontece entrando em índices, eles próprios de referência”.

Ao entrar na Web of Science, as duas revistas científicas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) “vão ter muito mais capacidade de atrair bons autores e dar retorno a esses autores”, continua Delfim Leão. As vantagens da indexação atingem ainda a UC, visto que “estes índices têm um peso na avaliação global da instituição”.

O papel da IUC no apoio à indexação de revistas científicas tem-se pronunciado nos últimos tempos. Sublinha Delfim Leão que “o objetivo é muito claro”. Pretende-se que “todas as revistas com a chancela da IUC, numa colaboração muito próxima com as faculdades, sejam indexadas em índices de referência”.

Outras já foram indexadas, tanto na Web of Science como em outros índices de relevo, e, desvenda o diretor da Imprensa da UC, “estão, neste momento, a ser avaliadas outras revistas”. “Estamos focados em 30 revistas”, revela. Depois de Conímbriga e Boletim de Estudos Clássicos, “espera-se que outras o consigam”.

Conímbriga é uma revista do Instituto de Arqueologia, de periodicidade anual, publicada desde 1959. Publica trabalhos originais de âmbito teórico e metodológico, resultados da investigação arqueológica, sínteses e estudos críticos. Incorpora no final uma secção de recensões.
Boletim de Estudos Clássicos é uma publicação do Instituto de Estudos Clássicos que surgiu em 1984. Assume como principal missão a investigação e a divulgação em Estudos Clássicos numa perspetiva de ensino e de aprendizagem dos mesmos em contexto pedagógico, para o ensino superior e não superior.

Marta Costa