Conversas com Ética, em Coimbra

26 janeiro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A discussão do tema “Recreio, terapia ou dependência – Revisitando a cannabis”, no próximo dia 1 de fevereiro, entre as 18 e as 20 horas, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), marca o arranque do ciclo de debates intitulado “Conversas com Ética, em Coimbra”.

Composta por sete sessões, a iniciativa é promovida conjuntamente pelo Departamento de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da FMUC e pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

De acordo com a organização, o objetivo é promover o debate «sobre temas que levantam problemas éticos atuais e pertinentes. A iniciativa é dirigida não apenas a alunos, docentes e investigadores, mas também a todos aqueles que na sociedade civil tenham interesse por estas matérias.»

«A bioética tornou-se dominante no plano das mentalidades de hoje, como resposta aos vertiginosos avanços da tecnologia e às profundas modificações sociopolíticas de um mundo em processo de globalização e de multiculturalismo. É pois de enorme importância expor e propor à sociedade a sua adequação», sublinham os responsáveis pela iniciativa.

Ao longo do ciclo vão ser discutidos temas como a violência doméstica, a eutanásia e suicídio assistido, as novas tecnologias de engenharia genética e as potencialidades e limites da estimulação cerebral, entre outros.

Mais informação sobre a iniciativa disponível em: https://www.uc.pt/fmuc/gabineteestudoavancados/Eventos.

Cristina Pinto