Covid-19: Laboratório de Análises Clínicas da UC testa seleção nacional de judo

23 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

É mais um exemplo da estreita ligação entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Federação Portuguesa de Judo (FPJ), tal como acontece com outras das principais federações desportivas nacionais: os atletas e treinadores da seleção nacional absoluta (masculina e feminina) de modalidade, que vão estagiar em Coimbra até sábado (27), estão a ser testados à Covid-19 pelo Laboratório de Análises Clínicas da UC.

O Laboratório de Análises Clinicas da UC vai realizar testes de diagnóstico da doença causada pela infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2) aos cerca de 50 membros da comitiva da FPJ – uma medida de controlo sanitário essencial, antes de se iniciarem os primeiros treinos conjuntos da seleção nacional desde junho. A comitiva a estagiar em Coimbra inclui a medalhada olímpica Telma Monteiro (bronze no Rio 2016), o campeão mundial Jorge Fonseca (2019) e promessas como Catarina Costa e Francisco Mendes (ambos estudantes da UC).

A realização dos testes de despistagem à Covid-19 é apenas mais um exemplo do estreitar de relações entre a Universidade de Coimbra e algumas das principais federações desportivas nacionais (canoagem, ciclismo, judo, natação, remo) nos últimos anos. “Da realização de análises clínicas ao controlo e monitorização de treinos, a UC tem-se assumido como uma importante parceira para as federações de modalidades desportivas que têm alcançado importantes resultados internacionais nos últimos anos. Estamos na linha da frente na ligação ao desporto de alto rendimento e assim queremos continuar, colaborando com cada vez mais parceiros”, aponta o coordenador do Gabinete do Desporto da Universidade de Coimbra, Mário Santos.

“A UC está fortemente empenhada na promoção do desporto universitário, sendo que esta dimensão associada ao alto rendimento é parte fundamental da sua atuação. O apoio à carreira dual estudante-atleta é absolutamente fundamental para os nossos estudantes que estão envolvidos nas mais importantes competições nacionais e internacionais e é com muito agrado que a UC se vê como parceira estratégica de diversas federações desportivas”, afirma, por sua vez, o Vice-Reitor da UC para o Desporto e a Qualidade, António Figueiredo.

“Os testes de controlo sanitário à Covid-19 são um exemplo, mas a UC tem projetadas muitas outras parcerias com a rede associativa onde pontificam, prioritariamente, as federações desportivas. Assumimos que a nossa motivação é imensa para fazer da Universidade de Coimbra a grande referência nacional no âmbito do Desporto Universitário, assim como uma das mais proeminentes universidades a nível internacional nesta dimensão”, conclui o Vice-Reitor.

Rui Marques Simões