COVID-19: o reflexo da pandemia no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020

O Webinar é promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenado pelo cientista Domingos Xavier Viegas.

06 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC|Cristina Pinto

Perceber quais os principais desafios suscitados pela pandemia COVID-19 e quais as estratégias definidas por cada um dos três pilares do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI) para lhes dar resposta é o objetivo de um Webinar que vai realizar-se no próximo dia 12 de maio, entre as 15 e as 17 horas.

Intitulado “O reflexo da COVID-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020”, este Webinar é promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenado pelo cientista Domingos Xavier Viegas.

Neste período de «grandes desafios motivados pela COVID-19, vários setores da nossa sociedade veem-se confrontados com a necessidade de se adaptarem a uma nova realidade. A proteção civil é sem dúvida um dos setores em que este desafio mais se evidencia, não apenas pelas suas competências na área da saúde, mas também pelas características das suas atividades operacionais que pouco se coadunam com o isolamento social», afirmam os responsáveis pela organização do evento.

Por isso, notam, «a adaptação do sistema de defesa da floresta contra incêndios aos constrangimentos provocados pela COVID-19 merece uma reflexão. Seguramente que existirão muitas dúvidas e várias opiniões sobre as melhores práticas a seguir para responder da melhor forma à época mais crítica de incêndios que se avizinha. Uma reflexão conjunta sobre esta temática permitirá uma melhor adaptação a esta nova realidade, tanto numa perspetiva regional e nacional, como na perspetiva de atuação de cada entidade envolvida no SNDFCI».

Participam na sessão cientistas, médicos, bombeiros e responsáveis da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Devido ao interesse gerado pela iniciativa, as inscrições (gratuitas) – que podem ser efetuadas em: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJwkf-6ppjspGNckZM4ZSAVNzKjmVQatfY8b até dia 11 de maio – estão neste momento a ficar em lista de espera, dado que as 300 vagas disponibilizadas foram já preenchidas. O CEIF pretende transmitir o evento através do seu canal de Youtube (www.youtube.com/user/CEIF2011).

Cristina Pinto