Cultura e desporto em selo

Inteiro postal dedicado aos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018 foi apresentado.

15 julho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Devido à importância dos Jogos Europeus Universitários – European Universities Games (EUG) Coimbra 2018, “à sua relevância e à quantidade de atletas” que reúne, os CTT e a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (AAC) juntaram-se e lançaram um inteiro postal. “Achámos que faria sentido ter um inteiro postal dedicado ao tema”, explica o representante dos CTT, João Pedro Marques.

Mostramos com selos e com peças filatélicas os vários desportos que se jogam aqui

Os EUG Coimbra 2018 são uma competição europeia, como tal, fazia sentido que o postal comemorativo também o fosse. Assim, a emissão é feita com a taxa europeia, o que significa que pode ser enviado para qualquer país europeu sem mais nenhum encargo. A juntar ao lançamento, há “ainda um carimbo comemorativo para a efeméride, que faz o conjunto”, destaca o membro da direção da Secção Filatélica da AAC, José Cura.

Para assinalar o lançamento do inteiro postal e carimbo comemorativo, esteve disponível no Estádio Universitário de Coimbra um posto CTT durante a manhã de domingo, 15 de julho.

Filatelia EUG Selos postal

Durante o período dos EUG Coimbra 2018 vai estar patente uma mostra filatélica no Estádio Universitário com o tema desporto. São “coleções muito interessantes, que já foram a competições internacionais, algumas até medalhadas”, explica José Cura. O responsável comenta que é uma forma de tentar “divulgar a filatelia e mostrar a atletas e a todas a pessoas presentes que a filatelia é cultura”, acrescenta José Cura.

A mostra filatélica apresenta, por exemplo, uma coleção temática sobre os Jogos Olímpicos e uma sobre os carimbos portugueses de desporto. A Universidade de Coimbra (UC) também está destacada na exposição. José Cura conta que, apesar do desconhecimento geral, a UC já foi “filatelizada muitas vezes” através de selos, inteiros postais ou carimbos comemorativos. Quanto aos jogos, os visitantes podem ainda ver “selos e peças filatélicas com os vários desportos que se jogam aqui”, sublinha o seccionista.

“Os CTT querem estar sempre presentes nestes eventos onde haja toda esta diversidade cultural e desportiva”, realça João Pedro Marques. Para o representante dos CTT, “o selo não é mais do que um veículo de cultura, um veículo que dá a conhecer sobre alguma coisa. Por isso, nós, CTT, tínhamos de estar presentes”,  conclui.

Karine Paniza e Marta Costa