Curso Breve em Saúde Urbana conclui-se na terça-feira

02 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Decorre na terça-feira, dia 6, entre as 9h30 e as 17h30, o segundo dia do Curso Breve em Saúde Urbana, iniciativa promovida pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), que junta 40 técnicos superiores da Administração Local, estudantes de doutoramento e outros profissionais da área da saúde urbana no Convento São Francisco. O curso pretende refletir e discutir o envelhecimento ativo e saudável nas áreas urbanas, através da transformação do ambiente construído.

Segundo Paula Santana, do CEGOT, este curso contribui para o aprofundamento do conhecimento de soluções de base local que promovam a saúde urbana do ponto de vista da geografia dos determinantes ambientais e das políticas públicas locais. Do programa do curso fazem parte a apresentação de boas práticas, casos de estudo e soluções inovadoras no domínio do planeamento urbano saudável, que contribuam para o desenvolvimento de intervenções no domínio do envelhecimento saudável e ativo nas cidades.

Os participantes são provenientes de 13 Câmaras Municipais de Norte a Sul do país, 4 Universidades e 4 instituições e associações locais, todos com o interesse comum na saúde urbana e envelhecimento da população, numa abordagem integrada.

Na terça-feira, 6 de Outubro, as intervenções realizadas na cidade de Lisboa para promover a cidade de proximidade e os modos suaves de deslocação serão apresentadas por Paulo Pais, Diretor do Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Lisboa. Ainda nesse dia, será dada ainda a oportunidade aos participantes de visitar a Baixa de Coimbra e conhecer os processos atuais de transformação urbana, na sequência da abertura da Via Central para a passagem do Metro-Bus.

O primeiro dia do curso (29 de setembro) contou com várias intervenções de especialistas da área da saúde, da geografia e ordenamento do território e do ambiente, como por exemplo João Malva, Neurocientista da Universidade de Coimbra, José Carlos Mota, Professor de Planeamento Urbano da Universidade de Aveiro e Paula Teles, especialista em mobilidade sustentável.

O Curso Breve em Saúde Urbana insere-se no projeto europeu “URB-HealthS: Multidisciplinary expert panels improving URBan HEALTH trainingS for technicians and trainers”, financiado pelo programa EIT-Health da União Europeia, que tem como objetivo implementar localmente cursos piloto em urbanismo e saúde em três cidades europeia: Alcorcón (Espanha), Newcastle-upon-Tyne (Reino Unido) e Coimbra (Portugal). A coordenação portuguesa é da responsabilidade da Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. A implementação local deste curso é feita em conjunto com o Instituto Politécnico de Coimbra, parceiro deste projeto.

CEGOT
Partilhe