Curso sobre Segurança Pessoal em Incêndios Florestais na Universidade de Coimbra

07 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), através do seu Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), vai realizar um curso sobre Segurança Pessoal no Combate aos Incêndios Florestais, na próxima sexta-feira, dia 8 de Abril, no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A sessão de encerramento deste curso, prevista para as 17 horas, conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Nesta edição do curso dedicado à segurança pessoal no combate aos incêndios florestais, será analisado o acidente que, em 14 de Junho de 1986, vitimou 16 pessoas próximo de Águeda, durante um incêndio florestal, bem como outros mais recentes, como é o caso dos ocorridos no verão de 2013, a fim de ajudar os participantes a assimilar as lições que se devem retirar destes eventos, em benefício da segurança das pessoas que possam estar envolvidas no combate a um incêndio, ou que sejam afetadas pela sua ocorrência.

No período da manhã serão abordados alguns tópicos fundamentais, relacionados com o comportamento do fogo, com os equipamentos de proteção e com as regras básicas de segurança.

A parte da tarde será dedicada à apresentação de casos de estudo, decorrentes da investigação realizada pelo CEIF relativamente a acidentes ocorridos em incêndios florestais, em Portugal ou no estrangeiro.

Este curso destina-se especialmente a técnicos de proteção civil, bombeiros, técnicos autárquicos, técnicos florestais, sapadores, produtores florestais, e também a investigadores.

Mais informações aqui.