a carregar...

Cerca de 280 mil fichas escritas com caneta de tinta permanente, provavelmente elaboradas no início do século XX, reunidas num grande ficheiro conservado na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), vão passar a estar acessíveis na Internet.

Ao longo de muitas décadas, antes da invenção da máquina de escrever, estas fichas constituíam o único catálogo disponível. Apesar de todos os processos de reconversão entretanto ocorridos, estes materiais continuam a revestir-se de utilidade para alguns investigadores. Pensando no interesse desses utentes, a BGUC vai agora disponibilizar gratuitamente, na Internet, as imagens digitais destas fichas.

Para tal, recorre a uma ferramenta simples, que permite “folhear” o catálogo ou procurar entradas com as letras iniciais. O projeto, que se encontra praticamente finalizado, tem vindo a ser desenvolvido com recursos internos, contando com o apoio específico do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).

Entretanto, estão concluídas as obras de requalificação da Sala de Manuscritos e Reservados da Biblioteca Geral da UC.

O espaço, destinado a acolher os leitores interessados em consultar documentos raros, foi agora completamente climatizado, para além de ter recebido mobiliário e equipamento moderno, adequado às suas funções. A Fundação Engº António de Almeida custeou integralmente as obras realizadas.

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo