Debate alargado sobre as várias dimensões da Psicologia: “Investigação, Avaliação e Intervenção: Que ligações?”

16 novembro, 2015≈ 4 mins de leitura

Entre os próximos dias 19 e 21 de novembro, o Pólo II da Universidade de Coimbra (UC) vai ser palco do III Congresso Internacional do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental CINEICC / III Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapia Comportamental (APTC).

Durante três dias, mais de 200 cientistas, investigadores e profissionais de diversas áreas, provenientes de vários países, reúnem-se nos auditórios do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e do Departamento de Engenharia Civil (auditório Laginha Serafim) para partilharem e discutirem os mais recentes resultados de investigação e intervenção em várias dimensões da Psicologia: desde a Psicologia Forense e Psicopatologia, até à Psicologia Pediátrica e Mindfulness e Compaixão, entre outras.

Vão decorrer também Workshops prévios ao congresso, a 17 e 18 de novembro, ministrados por reconhecidos oradores internacionais, que terão lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (Ed. Palácio Sacadura Botte).

Dedicado ao tema “Investigação, Avaliação e Intervenção: Que ligações?”, o Congresso tem início às 9 horas do dia 19 de novembro, no Auditório da FCTUC, e está dividido por 84 comunicações científicas, apresentadas em 20 simpósios, mais de 40 posters e Workshops.

“Processo de tomada de decisão relativa à preservação da fertilidade de mulheres com cancro: Quais as principais fontes de informação, de influência e de apoio nesta decisão?”, “Avaliação e intervenção psicológica na infeção por VIH e na hepatite C: Infeções duplas, desafios múltiplos”, “Avaliação de traços psicopatas numa população de jovens agressores sexuais” e “Necessidades de intervenção em saúde mental em delinquentes juvenis” são algumas das comunicações a apresentar.

«Refletir e promover o debate acerca das ligações entre avaliação, intervenção, e investigação em várias áreas da Psicologia, tais como: processos de vulnerabilidade, manutenção e proteção na saúde mental; intervenções clínicas; prevenção da doença e promoção da saúde; saúde reprodutiva e parentalidade; avaliação neuropsicológica; intervenções neuropsicológicas; neurociências, entre outras», são os objetivos deste grande encontro científico, segundo a organização.

Um dos momentos altos do Congresso, que conta com a participação de conceituados oradores nacionais e internacionais, como por exemplo, Paul Gilbert (University of Derby, Reino Unido), Cristiano Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) e Stirling Moorey (King’s College of London, Reino Unido), é a Sessão de Homenagem ao Professor José Pinto Gouveia, no dia 20 de novembro, às 17h15m.

Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, José Pinto Gouveia é Médico Psiquiatra e Doutor em Psicologia Clínica.

É Coordenador do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC) e Editor da revista Psychologica.

Presidente da Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM) e membro efetivo do International Committee of World Congresses of Behavioural and Cognitive Therapies, José Pinto Gouveia realiza investigação na área das Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração há muitos anos, sendo orientador de dezenas de mestrados e doutorados que foram realizados na área.

Programa integral do congresso em: https://congressocineicc2015.wordpress.com/programa-program/