Delegação do Conselho Cultural Mundial esteve na UC a preparar a 37th World Cultural Council Award Ceremony

03 fevereiro, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Uma delegação do Conselho Cultural Mundial, composta pelo Diretor Executivo e pela Secretária-Geral da organização, visitou a Universidade de Coimbra (UC) no âmbito da preparação da 37th World Cultural Council Award Ceremony, que a UC vai receber nos dias 4 e 5 de novembro.

A programação prevista para o dia 4 de novembro inclui conferências, proferidas pelos vencedores dos dois prémios a ser atribuídos, intitulados Albert Einstein e José Vasconcelos, e pelo presidente do Conselho Cultural Mundial, no Convento São Francisco. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia seguinte, na Sala dos Capelos, adiantou à agência Lusa o diretor executivo da entidade, Esteban Meszaros.

Previamente à cerimónia vão decorrer várias iniciativas culturais e científicas associadas à própria celebração dos 730 anos da Universidade de Coimbra, que arranca a 1 de março. De acordo com as declarações dadas à Lusa pelo Vice-Reitor da UC, Delfim Leão, ao longo do ano estão previstas outras intervenções associadas ao Conselho Cultural Mundial, nomeadamente “algumas conferências” com “nomes muito fortes e com ressonância mundial” ligados à própria história do Conselho Cultural Mundial, entre eles vários prémios Nobel.

Delfim Leão revelou ainda que a cerimónia de entrega dos prémios vai começar na Biblioteca Joanina e terminar na Sala dos Capelos, numa linha marcada por “um simbolismo muito forte”, num ritual à imagem dos doutoramentos ‘honoris causa’ atribuídos pela instituição.

A tradição da Universidade de Coimbra foi um factor de peso na vinda da cerimónia. “A tradição é importante para nós e, como os prémios são baseados no percurso das pessoas, a antiguidade de Coimbra foi um fator importante e decidimos escolhê-la”, disse à agência Lusa o diretor-executivo do Conselho Cultural Mundial, Esteban Meszaros. Também o Vice-Reitor Delfim Leão salientou que “o convite representa um reconhecimento internacional da instituição, não apenas da sua duração, mas também do que representa no momento”. “Esta é claramente uma janela que temos aberta para o mundo”, referiu.

Recorde-se que a Universidade de Coimbra vai receber, a 4 e 5 de novembro, a reunião anual e cerimónia do Conselho Cultural Mundial onde serão entregues os conceituados prémios Albert Einstein e José Vasconcelos. Será a primeira vez que uma universidade portuguesa recebe este conceituado evento que já foi acolhido por instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

O Conselho Cultural Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, em 1982, por um grupo de 124 cientistas, académicos, presidentes de universidades e executivos dos cinco continentes, com a missão de promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade. Desde 1984 que a instituição realiza cerimónias anuais para atribuir o Prémio Mundial de Ciências Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci, que já distinguiram largas dezenas de cientistas, académicos e artistas de relevo mundial.

O Prémio Albert Einstein é atribuído anualmente, enquanto os restantes são entregues alternadamente nos anos pares (José Vasconcelos) ou ímpares (Leonardo da Vinci). Em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi dado ao produtor de cinema Paulo Branco (o primeiro português a ser laureado).

Milene Santos e Rui Marques Simões (com Lusa)