Dia da Sociologia 2020: debates, reflexão e performance na FEUC

04 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

No próximo dia 11 de fevereiro, realiza-se uma nova edição do Dia da Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Trata-se de mais uma oportunidade de fomentar o diálogo e convívio entre docentes e estudantes através de um conjunto de iniciativas extracurriculares onde o saber e o fazer sociológicos são promovidos, com base em workshops, conversas e atividades performativas de cariz cultural e artístico.

Às 10h, no Auditório da FEUC, vai ter lugar a Sessão de Boas-Vindas com representantes da Direção da FEUC, da Direção do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, das Coordenações do Núcleo de Sociologia e dos seus cursos, bem como da Direção do Núcleo de Estudantes de Sociologia da Associação Académica de Coimbra (NES/AAC).

De seguida, entre as 10h45 e as 13h, vão decorrer duas sessões paralelas: o workshop “A integração de políticas e práticas de igualdade de género na UC”, coordenado por Virgínia Ferreira e por Mónica Lopes (a realizar na Sala Keynes) e o workshop “O cinema e o social”, coordenado por Margarida Augusto (a realizar na Sala Gonçalves da Silva).

Já na parte da tarde, entre as 15h e as 17h, o Auditório da FEUC recebe a sessão “Performatividade e o Social”, com a presença de Daniel Ribeiro e de Maze (André Neves). Trata-se de uma excelente ocasião para ver e ouvir dois artistas do mundo do hip-hop e perceber de que modo, entre sociologia e performance artísticam, se estabelecem pontos de diálogo e formas distintas de abordar fenómenos e processos sociais da atualidade.

A partir da 18h, na Biblioteca da FEUC, decorrerá a sessão de lançamento do número 7 da prisma.soc, revista da Sociologia de Coimbra composta por ensaios, artigos sobre eventos científicos, entrevistas e outras formas de divulgar as práticas e conhecimentos de índole sociológica. As atividades encerram com um momento musical protagonizado por Benvinda Ramiro e Enzo Gabriel.

O Dia da Sociologia é uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Sociologia da FEUC e pelo NES/AAC.

Mais informações aqui.

FEUC