Dia Internacional do Fascínio das Plantas no Jardim Botânico da UC

As atividades programadas para quinta-feira, 18 de maio, são de entrada livre e duram todo o dia.

16 maio, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) associa-se mais uma vez ao Dia Internacional do Fascínio das Plantas, promovendo várias atividades abertas ao público em geral, que vão desde encontros com cientistas ao lançamento de um livro.

O evento tem início, às 10 horas, com o Consultório Botânico, no quiosque do Terraço Júlio Henriques (junto ao portão dos Arcos). Pode levar a sua planta e descobrir mais sobre ela com a equipa do Jardim Botânico.

Entre as 14h e a 16h, pode ficar a saber tudo sobre plantas carnívoras e plantas mágicas e, a partir das 17 horas, o Professor António Xavier Coutinho realiza uma visita guiada às Escolas Médicas. Trata-se de uma viagem pelo mundo das plantas medicinais, explicando não só as suas propriedades mas também as suas histórias.

O Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebra-se de dois em dois anos, sendo esta a quarta edição. O evento tem como objetivo divulgar o trabalho de cientistas, agricultores, horticultores ou silvicultores, e descobrir a importância de estudar as plantas e o seu impacto na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos e de bens não-alimentares (papel, madeira, químicos, fármacos ou energia).

Programa:
10h-12h: Consultório Botânico – Quiosque do Terraço Júlio Henriques (junto ao portão dos Arcos)
Traga a sua planta e descubra mais sobre ela com a equipa do Jardim Botânico: saiba que espécie é e que cuidados deve ter com ela.
14h -16h: Plantas Carnívoras – Recanto Tropical
O que são plantas carnívoras e o que as distingue das outras? Venham explorar o Recanto Tropical em busca destas espécies, e descubram se elas mordem.
Plantas Mágicas – Quadrado Central
Algumas plantas parecem ter propriedades mágicas. Sejam o Harry Potter por um dia e aprendam connosco os poderes que elas escondem.
Porque estudo plantas? – Avenida Central
Alguns investigadores dedicam a sua vida ao estudo das plantas, venham conhecê-los e perceber o seu fascínio e o trabalho que desenvolvem.
15h30 – 17h: Plantar o Mundo No Jardim – saída Quiosque do Terraço Júlio Henriques
Acompanhe-nos na plantação de algumas espécies oriundas dos quatro cantos do mundo, conhecer as suas origens e características. Uma das mais fascinantes é o Eucalyptus deglupta, mais conhecido por Eucalipto arco-íris.
17H – 18H: Visita às Escolas Médicas
O Professor António Xavier Coutinho irá ser o guia desta viagem pelo mundo das plantas medicinais, explicando não só as suas propriedades mas também as suas histórias. Esta visita necessita de inscrição prévia, que poderá ser feita no Quiosque do Terraço Júlio Henriques e está limitada a 25 participantes.
Outras Atividades
Ao longo de todo o dia os visitantes poderão fazer um peddy paper, levantando um questionário no Quiosque, e explorar as espécies e recantos do Jardim, de forma autónoma.
A Bruáa Editora associou-se ao evento, com a leitura do conto infantil “O Jardim de Babaï”, numa sessão reservada para os alunos do Jardim de Infância dos SASUC.
Lançamento do livro “Tardio”, de Rosa Oliveira
A partir das 18 horas, no Terraço Júlio Henriques, Pedro Mexia apresenta o livro de poesia “Tardio”, de Rosa Oliveira, com leituras de alguns dos textos por Luís Januário e Luís Quintais.
A entrada é livre.