Dia Mundial das Zonas Húmidas

29 janeiro, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

O Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Portuguesa de Herpetologia, com o apoio da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, associam-se à comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinala a 2 de fevereiro, através da realização de várias iniciativas, entre as quais visitas de campo e ações de voluntariado.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas evoca a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.

Em 2018 o tema mundial para este dia é “Zonas húmidas para um futuro urbano sustentável”, relembrando a sociedade que a conservação das zonas húmidas não é uma preocupação apenas dos ambientalistas ou de quem vive na natureza, mas sim uma preocupação de todos nós (mesmo da população mais urbana), que dependemos diariamente dos serviços ambientais que estas zonas nos prestam.

«Em Portugal, o ano de 2017 foi o mais seco dos últimos 87 anos. Segundo os cenários previstos de alterações climáticas, poderá agravar-se a seca na região mediterrânica nas próximas décadas. É urgente divulgar o papel fulcral que as zonas húmidas têm nos nossos ecossistemas e na nossa qualidade de vida», sublinham os responsáveis do Centro de Ecologia Funcional da UC e da Associação Portuguesa de Herpetologia.

 

Cristina Pinto
Partilhe