Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa apresentada na FLUC

Obra digital é coordenada por Carlos Reis e foi desenvolvida por mais de duas dezenas de investigadores do projeto “Figuras da Ficção”.

10 outubro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa reúne “cerca de 30 personagens, todas elas do século XIX”, explica o coordenador do projeto, Carlos Reis. A obra resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Figuras da Ficção”, do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Visto ser uma obra digital, até ao final do ano, Carlos Reis espera que “estejam online mais cerca de 20 personagens”. “Para além das personagens e relacionadas com elas, há muitos outros elementos que são disponibilizados”, continua o coordenador do projeto. O também docente da FLUC exemplifica: “bibliografias, artigos, iconografia, trabalhos académicos, notícias, etc… Tudo relacionado com a problemática da personagem”.

A apresentação e disponibilização do website está marcada para as 17 horas de quarta-feira, 12 de outubro, no Anfiteatro III, da FLUC. De acordo com Carlos Reis, durante a apresentação, o objetivo é “mostrar como o projeto foi concebido e desenvolvido”, bem como fazer “uma demonstração daquilo que o Dicionário tem para dar”. O evento conta com a presença do diretor da FLUC, José Pedro Paiva.

Partilhe