DiplomAACia – um projeto que valoriza o estudante da UC

A iniciativa faz dos estudantes internacionais a voz da universidade no estrangeiro.

26 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Francisca Nunes

Com o objetivo de “dar a conhecer a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Universidade de Coimbra (UC) e a cidade em si” às empresas internacionais, a AAC reaviva o projeto DiplomAACia, afirma a co-coordenadora do pelouro de Relações Internacionais da Direção Geral da AAC, Jéssica Carvalho.

Organizado exclusivamente pela AAC, o projeto tem como pontos principais a criação de um banco de dados com perfis profissionais dos alunos da UC, a oferta de estágios e empregos e a disseminação de informações no estrangeiro sobre a vida académica em Coimbra.

A iniciativa consiste em reunir alunos internacionais da Academia envolvidos no programa Erasmus ou outros programas de mobilidade da UC, que através de uma formação específica passam a receber o estatuto de Embaixadores da AAC. Jéssica Carvalho sublinha que “estas pessoas vão representar a universidade nos seus países de origem”. Destaca-se o contacto entre universidades, onde o embaixador deve “espalhar a palavra” através de palestras e conversas abertas relativas à experiência de estudar na UC.

Os Embaixadores da AAC vão também às empresas de seus países de origem “abrir portas para que essas empresas estejam dispostas a receber currículos dos estudantes da UC”, indica a co-coordenadora do pelouro de Relações Internacionais. A mediação é feita pelo Gabinete de Saídas Profissionais da AAC.

Os formulários para a inscrição no programa DiplomAACia já se encontram disponíveis aqui. As formações vão ser dadas no final do ano letivo de 2018/2019. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Vittorio Aranha e Ana Francisca Nunes – estudantes FLUC